O ator Will Smith usou hoje as suas redes sociais para publicar um pedido de desculpas ao comediante Chris Rock, depois da agressão ocorrida na noite de domingo durante a cerimônia de entrega do Oscar. Will Smith se levantou de sua cadeira, foi ao palco e deu um tapa na cara de Chris Rock quando o comediante apresentava o prêmio de melhor documentário, e fez uma piada sobre a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, mulher de Smith. Jada sofre de alopecia, uma doença que causa a queda de cabelos.
“A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para mim e reagi emocionalmente. Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu estava fora de linha e estava errado”, escreveu ele.
“Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade. Também gostaria de pedir desculpas à Academia, aos produtores do programa, a todos os participantes e a todos que assistem ao redor do mundo. Eu gostaria de me desculpar com a Família Williams e minha Família ‘King Richard’. Lamento profundamente que meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma jornada linda para todos nós. Eu sou um trabalho em andamento”, finalizou ele.
Depois da agressão, Smith foi anunciado como o vencedor do Oscar de melhor ator por “King Richard – Criando Campeãs”. Ele subiu ao palco e chorou durante o seu discurso de agradecimento. Chris Rock não quis registrar um boletim de ocorrência.
Hoje pela manhã foi informado que o conselho de administração da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas abriu uma investigação para analisar a agressão e que é considerado certo que Will Smith receberá alguma punição — como a suspensão de sua participação na Academia, que foi pedida por alguns dos conselheiros da entidade. Já a revogação de seu Oscar está descartada.