Dono de um dos sobrenomes mais reconhecíveis do entretenimento, Wolfgang Van Halen estava se preparando para lançar músicas com a sua banda solo Mammoth WVH há algum tempo. O plano mudou quando seu pai e ícone da guitarra Eddie Van Halen, ligou para ele e disse que seu câncer havia retornado. Wolfgang decidiu colocar tudo em espera para poder ficar junto a ele durante sua batalha. Durante essa época, Wolfgang estava escrevendo materiais para seu futuro álbum solo, do qual o primeiro single, “Distance” nasceu.
“Enquanto meu pai continuava a lutar contra vários problemas de saúde, eu imaginava como seria a minha vida sem ele e o quanto eu iria sentir a sua falta. É uma música muito pessoal, mas eu acho que qualquer pessoa pode se identificar com a ideia de passar por uma grande perda na vida,” explica Wolfgang Van Halen.
“Distance” é uma carta aberta a seu pai – uma que Wolfgang teve o prazer de conseguir tocar para ele e que se tornaria uma das favoritas de Eddie – declarando “não importa qual for a distância, eu vou estar com você.” O vídeo para a canção foi criado a partir de uma coleção de vídeos caseiros da família ao longo dos anos e oferece uma visão íntima de uma das personalidades mais notáveis do mundo da música. Depois de ver a família pelo passar dos anos, o clipe termina com uma mensagem de voz emocionante de Eddie para seu filho.
“Eu não planejava que ‘Distance’ fosse a primeira música que as pessoas escutassem de mim, mas eu pensei que meu pai estaria aqui para comemorar seu lançamento. Isso é para ele. Eu te amo e sinto sua falta, pai.”
Uma organização muito próxima da família Van Halen é a Mr. Holland’s Opus Foundation. A Fundação mantém a música viva em escolas nos EUA ao doar instrumentos para cursos e escolas com pouca verba e providenciando serviços vitais para distritos escolares pelo país, incentivando os estudos e inspirando alunos a expressarem sua criatividade através da música. Eddie apoiava muito a organização através de inúmeras doações ao longo de sua vida. Seguindo ainda mais passos de seus pai, Wolfgang irá doar parte das vendas de “Distance” para a fundação.
Por A. Dayrell